A madeira de eucalipto tratado apresenta grande durabilidade, esse fator depende a princípio da aplicação ou destino que se dá a madeira, variando de 10 a 30 anos dependendo da aplicação.
De modo geral, quando se segue o processo correto de imunização, o eucalipto tratado tem garantia média de 15 anos. Em se tratando da espécie cloeziana (sucupira), sua vida pode ser bem maior do que o já mencionado, chegando a 20 ou 30 anos, pois a mesma apresenta grande resistência mecânica, a tornando uma variedade mais apropriada ao uso em construção civil, cercas, dormentes, etc.
A madeira de Eucalipto Tratado apresenta maior durabilidade em se comparando a matérias não renováveis como aço e concreto.
O Eucalipto da espécie cloeziana (sucupira), apresenta durabilidade semelhante as madeiras extraídas de matas nativas.
O TRATAMENTO (Imunização)
Para se obter o melhor resultado no tratamento da madeira, é necessário seguir normas e práticas estabelecidas por órgãos como ABNT. A Madeira é tratada num processo industrial a vácuo e pressão, utilizando uma autoclave de grande porte com solução de CCA.
Esse processo garante a madeira uma proteção contra agentes naturais como cupins, brocas e fungos, tornando a madeira imune.